E no dia 24 de setembro de 2024 finalmente, após muita espera e anúncios, foi lançada e conhecemos a imagem e demais detalhes da moeda! Para os que estavam ansiosos, primeiro vamos apresentar a peça:
Imagens do álbum do Banco Central do Brasil no flickr.com
Sobre o desenho, acho que concordo com a maioria dos colegas, muito simples! Mas já sabemos que BCB é quem decide sobre isso, e eles não fazem absolutamente nada que seja polêmico, pelo contrário, então temos o básico do básico, mas ao menos temos a moeda comemorativa para agitar o nosso meio! E vamos comentar um pouco sobre ela.
Os 30 anos do Plano Real seriam em primeiro de julho de 2024. A lógica seria lançar nesta data. Mas a data passou e nada da peça, só soltaram um comunicado no fim de julho dizendo:
Bem, ela existe! Vamos esperar! Chegou agosto, passou agosto, e nada de novas notÃcias. Chegamos a setembro e finalmente na sua última semana, dia 23 tivemos notÃcias! Um comunicado, que é reproduzido abaixo:
COMUNICADO N° 42.174, DE 23 DE SETEMBRO DE 2024
Divulga o lançamento da moeda comemorativa bimetálica, alusiva aos 30 anos do Real.
O Banco Central do Brasil, com base no disposto nos incisos I e II do art. 10 da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e no art. 1º da Lei nº 9.069, de 29 de junho de 1995, comunica que, em 24 de setembro de 2024, lançará a moeda comemorativa bimetálica, alusiva aos 30 anos do Real.
2. As moedas comemorativas bimetálicas, produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, possuem as seguintes caracterÃsticas:
a) valor de face: 1 real
b) material: núcleo em aço inoxidável e anel em aço carbono revestido de bronze
c) diâmetro: 27mm
d) peso: 7g
e) bordo: serrilha intermitente
3. A moeda exibe, no anverso, em destaque, a efÃgie da República, já presente no design da moeda de circulação comum de um real, acompanhada de linhas diagonais e do sÃmbolo do padrão monetário - R$. Completam a composição as legendas “30 Anos do Real”, “1994-2024” e “Brasil”. No reverso permanece o padrão da moeda de R$ 1 da segunda famÃlia: no núcleo prateado, uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazem alusão à Bandeira Nacional. O valor de face “1 REAL” e a era “2024” completam a composição. No anel dourado, está presente um grafismo indÃgena marajoara.
4. As moedas bimetálicas terão tiragem total de 45 milhões de unidades e entrarão em circulação por intermédio da rede bancária, como as demais moedas de circulação comum que integram o meio circulante.
Ótimo, vamos acompanhar o dia 24
de setembro! Temos tiragem, detalhes, vamos esperar e ver a peça em si!
Passando o dia, vimos nas agendas das autoridades no site do BCB. E
nenhuma agenda de lançamento da moeda Então à s 11:07 horas apareceu nova notÃcia
no site do BCB, reproduzida adiante:
Moeda comemorativa dos 30 anos do Real começa a circular
Ao todo, entrarão em circulação 45 milhões de moedas alusivas à data. As moedas serão distribuÃdas aos poucos, por meio da rede bancária.
O Banco Central (BC) lançou a moeda de 1 real em comemoração ao trigésimo aniversário do Real. Ao todo, 45 milhões de moedas alusivas à data serão distribuÃdas por meio da rede bancária.
Na frente, a efÃgie da República, já presente no design da moeda de circulação comum de 1 real, é acompanhada de linhas diagonais e do sÃmbolo do padrão monetário. Na borda dourada, constam as legendas "30 Anos do Real", "1994-2024" e "Brasil". No verso, a nova moeda é igual à de circulação comum, com a imagem de uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazendo alusão à Bandeira Nacional. O valor de face "1 real" e a era "2024" completam a composição.
A nova moeda foi desenvolvida em conjunto pelo Banco Central e pela Casa da Moeda do Brasil. Ao todo, em 2024, entrarão em circulação 137 milhões de moedas de 1 real. Desse montante, 45 milhões serão moedas comemorativas dos 30 anos do Real.
0 Comentários