Moedas Cortas e Contramarcadas utilizadas no território Paraguaio - Raul Olazar


Moedas Cortas e Contramarcadas utilizadas no território Paraguaio - Raul Olazar

     Devido à dificuldade de cunhagem de moeda nos primeiros anos da era independente, circularam moedas de outros países, contramarcadas com um recurso especial que permitia a sua utilização como moeda nacional. Utilização de um pequeno selo/punção com o qual eram marcadas diversas moedas de outros países que circulavam na República do Paraguai. Neste pequeno selo datado de 1868 você pode ver como algumas moedas voltaram a ser marcadas, mesmo após a criação da nossa própria moeda. Esse detalhe pode ter ocorrido devido ao período do conflito, lembrando que a Guerra contra a Tríplice Aliança ocorreu entre 1864 e 1870.


     O Paraguai não tinha metais nem produzia papel, nem técnicos especializados que pudessem cunhar moedas ou imprimir papel-moeda; A produção de mercadorias era rudimentar e não havia matéria-prima suficiente, por isso acredita-se que Dr. Francia não emitia nenhum tipo de moeda ou papel-moeda. Porém, nessa época uma prática que também foi utilizada durante a Grande Guerra começou a se tornar comum; a utilização de moedas de ouro e prata cortadas em duas, quatro e até oito partes, as moedas de prata hispano-americanas, as macuquinas e a recuperação de moedas estrangeiras, que foi realizada com um pequeno soco com o escudo do Leão, no centro do anverso das moedas estrangeiras, na tentativa de lhes dar um aspecto nacional ou talvez curso legal no nosso país. Além do escudo com o leão sentado, possivelmente copiando o da Proclamação de Carlos IV de 1790, aparecia a data do selo; A primeira que se conhece data de 1858, com circulação bastante efêmera, como menciona o numismata Pusineri em uma de suas obras.


Como Obter o Livro

     Agora vem a melhor parte: através da Editora Veritas, todos os interessados poderão ter acesso gratuito ao PDF da obra em espanhol e português. Sim, você ouviu certo! Esta é uma oportunidade única de mergulhar nesta história sem gastar um centavo.

     E se você é daqueles que prefere sentir o peso do livro em suas mãos, não se preocupe! A Editora Veritas também está oferecendo a chance de adquirir um dos trinta exemplares que serão impressos no Brasil. Uma oportunidade imperdível para os colecionadores e amantes da boa literatura.


Download Gratuito

Original - Espanhol

Tradução Veritas - Português


Edição Impressa

Reserve o seu exemplar clicando aqui!

0 Comentários