1932: IV Centenário da Colonização do Brasil

Autores do Livro Edil Gomes & Gilberto Fernando Tenor no lançamento do livro em São Paulo / Foto: SNB

Por Edil Gomes e Gilberto Fernando Tenor


O ano de 1532 marcou um ponto crucial na história do Brasil após o seu descobrimento. Foi nesse ano que uma esquadra aportou em nossas terras, iniciando oficialmente o processo de colonização, precisamente em São Vicente. Quatrocentos anos depois, em 1932, uma série de eventos comemorativos marcaram essa importante data. Entre eles, destacam-se a emissão da série vicentina pela Casa da Moeda, composta por seis moedas, a emissão filatélica de cinco selos comemorativos e a produção da única medalha oficial da comemoração, lançada pela Sociedade Numismática Brasileira.

O que muitos não sabem, e que merece maior divulgação, é que a numismática e a filatelia caminharam lado a lado nesse processo. Para a criação da iconografia comemorativa, uma única comissão organizadora foi formada. Após a definição do tema e das personalidades a serem homenageadas, o projeto foi encaminhado para a Casa da Moeda e a Sociedade Numismática Brasileira. Essas entidades desenvolveram o projeto final dentro dos parâmetros estabelecidos, resultando em verdadeiras obras de arte da numismática e filatelia que agora se unem neste livro.

Paralelamente a essa iniciativa, a Sociedade Numismática Brasileira promoveu uma de suas maiores exposições, na qual mais de 4.000 peças numismáticas foram exibidas durante 30 dias. Isso representou um esforço conjunto de vários associados da época.

Este livro vai além dos aspectos históricos já amplamente divulgados sobre as personalidades homenageadas e traça um paralelo, revelando os bastidores da produção dessas peças. O livro também apresenta os artistas envolvidos no processo, tanto na Casa da Moeda quanto o gravador contratado pela SNB.

Por meio deste estudo, vamos conhecer artistas e gravadores renomados da época, que estavam profundamente engajados na criação de cada detalhe das peças que conhecemos hoje. Esses mesmos artistas também desenvolveram outros trabalhos no campo da medalhística, das artes, da filatelia e da numismática.


O livro também conta a intrigante história de 500 medalhas de pequeno módulo de alumínio que foram encomendadas e, misteriosamente, desapareceram. Quem sabe esta narrativa não sirva como uma pista para a busca desse tesouro perdido, para ser incorporado aos poucos exemplares já conhecidos.

À medida que folheamos as páginas, percebemos que um assunto se conecta a outro, revelando histórias reais que, até então, não haviam sido contadas sobre essas peças comemorativas do IV Centenário da colonização do Brasil. Alguns documentos inéditos e outros que estavam dispersos agora se juntam, reconstituindo eventos e nos fazendo enxergar essas peças de uma maneira totalmente nova.

Ao final do livro, nosso amigo André Luiz Padilha, responsável pela pré-venda e pela impressão, após ler uma prova do livro e colaborar com a revisão, retornou no mesmo dia com a seguinte mensagem: "Sobre o livro, é sensacional, como era de se esperar. É realmente incrível como um tema que poderia parecer simples rendeu tanto conhecimento e informações, incluindo dezenas de conteúdos inéditos. Estou realmente muito satisfeito por ter lido o livro e, com certeza, ele fará parte da minha biblioteca."

O livro '1932 - IV Centenário da Colonização do Brasil', escrito por Edil Gomes e Gilberto Fernando Tenor, será lançado em 14 de setembro durante o Encontro Especial da SNB. O livro possui 100 páginas coloridas e se destaca por ser uma edição limitada de apenas 300 exemplares na primeira tiragem. Estará disponível exclusivamente para compra no site da Numismática Castro e você poderá fazer sua reserva CLICANDO AQUI.

0 Comentários